Vídeo mostra trabalhadores sequestrados na Etiópia, e não soldados do governo detidos por combatentes rebeldes

[ad_1]

As alegações de que os rebeldes capturaram milhares de soldados etíopes na agitada região de Amhara, no país, tornaram-se um tema popular de desinformação nas redes sociais. Uma postagem recentemente apresentou um vídeo de homens à paisana sendo conduzidos encosta abaixo por indivíduos armados. No entanto, os prisioneiros nas imagens não eram soldados etíopes: as autoridades disseram que o vídeo mostrava trabalhadores do sul da Etiópia que tinham sido raptados pela milícia em Amhara enquanto se dirigiam para trabalhar na Grande Barragem da Renascença Etíope (GERD), na região vizinha de Benishangul Gumuz.

“Milhares de soldados do regime foram capturados”, diz uma linha de texto amárico em um vídeo do TikTok postado em Facebook em 1º de março de 2024.

Desde então, o vídeo foi removido do TikTok, mas obteve mais de 110 compartilhamentos e 1.300 curtidas no Facebook.

Outra faixa de texto na parte inferior da filmagem diz: “Conduza esses invasores como gado”.

<span>Captura de tela da postagem falsa, tirada em 25 de março de 2024 </span>” src=”https://s.yimg.com/ny/api/res/1.2/.TH6nx0bwooOTR7hhQyQsw–/YXBwaWQ9aGlnaGxhbmRlcjt3PTk2MDtoPTExMjc-/https://media.zenfs.com/en/afp_factcheck_us_713/bc425842b69578b58b89d3f1f2dd89d6″><noscript><img alt=Captura de tela da postagem falsa, tirada em 25 de março de 2024 ” src=”https://s.yimg.com/ny/api/res/1.2/.TH6nx0bwooOTR7hhQyQsw–/YXBwaWQ9aGlnaGxhbmRlcjt3PTk2MDtoPTExMjc-/https://media.zenfs.com/en/afp_factcheck_us_713/bc425842b69578b58b89d3f1f2dd89d6″ class=”caas-img”>

Captura de tela da postagem falsa, tirada em 25 de março de 2024

O nome da página do Facebook onde o vídeo foi postado é traduzido do amárico para “The Amhara Fano”.

Os Fano são um grupo rebelde etíope na região de Amhara. Eles têm lutado contra as tropas etíopes – referidas como “invasores” na sobreposição de texto do vídeo enganoso – desde julho de 2023.

Outro Facebook publicar compartilhou a filmagem no mesmo dia, alegando que mostrava soldados capturados por Fano na zona de Gojjam em Amhara, no que chamou de “vitória de Adwa”.

Adwa refere-se a uma batalha em 1896, quando a Etiópia derrotou as forças invasoras italianas.

Conflito em Amhara

O conflito armado na região de Amhara causou mortes de civis e uma grave crise humanitária. Em Fevereiro de 2024, o parlamento etíope votou a favor ampliar um estado de emergência imposto pela primeira vez em agosto de 2023 em toda a região (arquivado aqui).

Mídia local relatado que os combates se intensificaram recentemente em muitas zonas de Amhara, incluindo Gojjam, North Shoa, Gondar e Wollo (arquivado aqui).

No entanto, a alegação de que as imagens mostram soldados do governo capturados por Fano é falsa.

‘Trabalhadores’ de Gardula

AFP Fact Check realizou uma pesquisa por palavra-chave em amárico para “pessoas capturadas por grupos armados na região de Amhara”.

Um dos resultados incluídos Este artigo relatando que as pessoas mostradas na filmagem eram trabalhadores da zona de Gardula, na região sul, que foram “sequestrados” por combatentes de Fano enquanto se dirigiam para trabalhar no desmatamento de florestas para a GERD – um projeto hidrelétrico multibilionário no Nilo Azul em fase de conclusão (arquivado aqui).

O artigo Addis Stanard, publicado em 7 de março de 2024, apresentava uma captura de tela do vídeo.

<span>Captura de tela da história feita por Addis Standard, tirada em 26 de março de 2024</span>” src=”https://s.yimg.com/ny/api/res/1.2/39F.EmvrYTjtB0vHcZQYhw–/YXBwaWQ9aGlnaGxhbmRlcjt3PTk2MDtoPTExOTE-/https://media.zenfs.com/en/afp_factcheck_us_713/bb902f1618b56792226188ac1ed76ef6″><noscript><img alt=Captura de tela da história feita por Addis Standard, tirada em 26 de março de 2024” src=”https://s.yimg.com/ny/api/res/1.2/39F.EmvrYTjtB0vHcZQYhw–/YXBwaWQ9aGlnaGxhbmRlcjt3PTk2MDtoPTExOTE-/https://media.zenfs.com/en/afp_factcheck_us_713/bb902f1618b56792226188ac1ed76ef6″ class=”caas-img”>

Captura de tela da história por Addis Standard, tirada em 26 de março de 2024

O GERD está localizado na região de Benishangul Gumuz, numa área que faz fronteira com Amhara conhecida como Guba.

Mapa da África Oriental mostrando o Nilo e a Grande Barragem da Renascença Etíope (LAURENCE CHU, AUDE GENET, JANIS LATVELS / AFP)

Fano supostamente capturou os trabalhadores perto Debre Markos na zona Gojjam de Amhara no final de fevereiro de 2024.

<span>Captura de tela de um mapa do Google mostrando a distância entre Debre Markos e Guba, tirada em 26 de março de 2024. </span>” src=”https://s.yimg.com/ny/api/res/1.2/HIh.2OqNzVqIf1776se02Q–/YXBwaWQ9aGlnaGxhbmRlcjt3PTk2MDtoPTU4MA–/https://media.zenfs.com/en/afp_factcheck_us_713/73c3c627227eb22db9e29dddcd34c763″><noscript><img alt=Captura de tela de um mapa do Google mostrando a distância entre Debre Markos e Guba, tirada em 26 de março de 2024. ” src=”https://s.yimg.com/ny/api/res/1.2/HIh.2OqNzVqIf1776se02Q–/YXBwaWQ9aGlnaGxhbmRlcjt3PTk2MDtoPTU4MA–/https://media.zenfs.com/en/afp_factcheck_us_713/73c3c627227eb22db9e29dddcd34c763″ class=”caas-img”>

Captura de tela de um mapa do Google mostrando a distância entre Debre Markos e Guba, tirada em 26 de março de 2024.

Em um comunicado de imprensa (arquivado aqui) publicado no Facebook um dia antes do artigo do Addis Standard, autoridades locais de Gardula disseram que circulavam imagens mostrando “trabalhadores sendo escoltados para locais desconhecidos por combatentes da milícia Fano”.

Em 11 de março de 2024, um jornalista independente etíope partilhou cópias de documentos com aparência oficial em Facebook (arquivado aqui), que indicava que uma empresa de construção tinha solicitado a contratação de várias centenas de trabalhadores da zona de Gardula. A sua exigência foi aprovada pelo Departamento do Trabalho e dos Assuntos Sociais.

<span>Captura de tela da documentação oficial publicada no Facebook por um jornalista independente, tirada em 26 de março de 2024</span>” src=”https://s.yimg.com/ny/api/res/1.2/NrBTqQBJjAf1fzEOBzJvCg–/YXBwaWQ9aGlnaGxhbmRlcjt3PTk2MDtoPTEwODI-/https://media.zenfs.com/en/afp_factcheck_us_713/f20cd0947063fa82f78e79799938c64a”><noscript><img alt=Captura de tela da documentação oficial publicada no Facebook por um jornalista independente, tirada em 26 de março de 2024” src=”https://s.yimg.com/ny/api/res/1.2/NrBTqQBJjAf1fzEOBzJvCg–/YXBwaWQ9aGlnaGxhbmRlcjt3PTk2MDtoPTEwODI-/https://media.zenfs.com/en/afp_factcheck_us_713/f20cd0947063fa82f78e79799938c64a” class=”caas-img”>

Captura de tela da documentação oficial publicada no Facebook por um jornalista independente, tirada em 26 de março de 2024

Cativos libertados

A Fana Broadcasting Corporate (FBC), afiliada ao estado relatado em 23 de março de 2024, que o exército havia libertado “271 pessoas que foram sequestradas por Fano” (arquivado aqui).

A história incluía uma foto dos trabalhadores libertos.

O AFP Fact Check identificou indivíduos vestindo as mesmas roupas na imagem da FBC publicada após sua libertação e nas imagens de sua captura.

<span>Capturas de tela da postagem falsa (à esquerda) e foto da FBC, tirada em 25 de março de 2024</span>” src=”https://s.yimg.com/ny/api/res/1.2/TUzBwer2hJL8LPAZNKk8uQ–/YXBwaWQ9aGlnaGxhbmRlcjt3PTk2MDtoPTQwMw–/https://media.zenfs.com/en/afp_factcheck_us_713/1c06f6eeb9f58c90e226edeae1bb256e”><noscript><img alt=Capturas de tela da postagem falsa (à esquerda) e foto da FBC, tirada em 25 de março de 2024” src=”https://s.yimg.com/ny/api/res/1.2/TUzBwer2hJL8LPAZNKk8uQ–/YXBwaWQ9aGlnaGxhbmRlcjt3PTk2MDtoPTQwMw–/https://media.zenfs.com/en/afp_factcheck_us_713/1c06f6eeb9f58c90e226edeae1bb256e” class=”caas-img”>

Capturas de tela da postagem falsa (esquerda) e foto da FBC, tirada em 25 de março de 2024

<span>Capturas de tela da postagem falsa (à esquerda) e foto da FBC, tirada em 25 de março de 2024</span>” src=”https://s.yimg.com/ny/api/res/1.2/GGLz7_Nr7wssG54ZU97zrw–/YXBwaWQ9aGlnaGxhbmRlcjt3PTk2MDtoPTQwNw–/https://media.zenfs.com/en/afp_factcheck_us_713/71f14735eeb8f9e0f2d7fba2efde0c18″><noscript><img alt=Capturas de tela da postagem falsa (à esquerda) e foto da FBC, tirada em 25 de março de 2024” src=”https://s.yimg.com/ny/api/res/1.2/GGLz7_Nr7wssG54ZU97zrw–/YXBwaWQ9aGlnaGxhbmRlcjt3PTk2MDtoPTQwNw–/https://media.zenfs.com/en/afp_factcheck_us_713/71f14735eeb8f9e0f2d7fba2efde0c18″ class=”caas-img”>

Capturas de tela da postagem falsa (esquerda) e foto da FBC, tirada em 25 de março de 2024

No dia 26 de março de 2024, o Administrador da Zona da Gardula também confirmado em uma declaração de que os trabalhadores haviam retornado para suas casas (arquivado aqui).

A postagem também incluía imagens dos libertos.

A AFP Fact Check entrou em contato com a administração da zona para mais comentários e atualizará a história de acordo.

Já desmascaramos postagens semelhantes sobre Fano capturando soldados do governo aqui e aqui.

[ad_2]

Leave a Comment